9 dicas para aumentar o sucesso de suas campanhas no Google Adwords

9 dicas para aumentar o sucesso de suas campanhas no Google Adwords

Atualmente, quando se fala em publicidade nos meios digitais, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é o Google Adwords e isso não é à toa, pois esta é uma ferramenta indispensável para quem deseja obter resultados concretos e efetivos com as estratégias de marketing digital. Com ela, é possível atrair mais tráfego para o seu site ou loja virtual, gerar mais leads para o seu negócio, aumentar suas vendas, ampliar a divulgação da sua marca, divulgar seu evento entre outros objetivos.

Por outro lado, a criação de campanhas de links patrocinados não é algo tão simples. É necessário muita pesquisa, conhecimento e atenção aos detalhes, pois as campanhas no Google Adwords envolvem muitas análises e ações e os erros podem fazer com que sua verba de mídia vá para o ralo.

Para ajudá-lo nessa empreitada, selecionamos algumas dicas importantes para que você tenha sucesso em suas campanhas de anúncios digitais. Confira!

1 – Defina objetivos de campanhas claros

Para começar, você precisa saber exatamente onde quer chegar, ou seja, precisa ter objetivos claros em relação ao que pretende atingir com suas campanhas. Isso servirá como norte para todas as ações que vem a seguir, para que você possa atingir resultados efetivos, sem perder dinheiro. Além disso, é preciso definir metas realistas, de acordo com o objetivo e com a verba destinada a cada campanha.

2 – Avalie sua concorrência

Seus concorrentes diretos e indiretos podem ser uma fonte de informações extremamente rica. Verifique que tipos de ações estão fazendo na web e como estão fazendo. Uma opção para realizar esse levantamento é inserir palavras-chaves relacionadas ao seu segmento de negócio, produto ou serviço e analisar as informações relevantes das empresas que estão bem posicionadas no Google, tanto de forma paga quanto orgânica.

Verifique os textos que seus concorrentes utilizam nas campanhas, as chamadas, as palavras-chaves, as páginas de destino, como estão atraindo a atenção dos leads, entre outros elementos. Com isso, você já poderá ampliar sua bagagem de conhecimento para elaborar a suas campanhas.

3 – Atenção na escolha das palavras-chaves

A escolha das palavras-chaves está diretamente ligada à forma como as pessoas pesquisam pelos seus produtos e serviços na internet. Por isso, é necessário dedicar uma atenção especial à esta etapa.

É possível escolher uma abordagem genérica ou mais específica. Quando se trabalha com palavras-chaves mais abrangentes, em geral, elas tendem a consumir muita verba, mas sem contribuir significativamente para o aumento da taxa de conversão. É mais recomendável trabalhar com palavras-chaves mais específicas, mas isso vai depender dos objetivos da sua campanha.

Para fazer uma escolha mais criteriosa e assertiva, é importante utilizar Planejador de Palavras-Chave do Google. Com ele, é possível saber o volume de buscas, o custo médio e a concorrência para as palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços, para que você possa avaliar quais são mais interessantes e adequadas.

Você vai precisar dedicar algum tempo para afinar essa pesquisa. Muitas vezes, aquela palavra-chave que você está pensando em utilizar pode não ter um bom fluxo de pesquisas, tornando sua campanha ineficiente. E você pode se deparar com outras opções de palavras que geram um alto tráfego e que não tinha pensado em utilizar antes.

4 – Segmente as palavras-chaves por anúncio

A escolha das palavras-chaves é apenas uma das etapas para a construção das suas campanhas de Google Adwords. Depois disso, chegou a hora de segmentar sua lista de palavras para trabalhar com diferentes grupos de anúncios. Selecione palavras que se relacionem e que consigam compor uma estratégia de atração para o seu anúncio.

Saiba que não é a alta quantidade de palavras-chaves por anúncio que vai melhorar a taxa de conversão, isso pode, na verdade ter o efeito contrário. A escolha tem que ter coerência com os objetivos determinados no início. Muitas vezes, um menor número de palavras que sejam mais específicas pode melhorar significativamente os resultados de uma campanha.

5 – Crie textos atraentes

Depois de selecionar e agrupar suas palavras-chaves, é hora colocar a criatividade em ação para redigir os textos dos anúncios. Ele precisa ser claro, objetivo e despertar o interesse dos usuários em poucas palavras. Lembre-se de usar a palavra-chave mais importante da sua lista no texto.

O anúncio de texto do Google Adwords é composto por três títulos, URL de visualização e duas descrições. Em cada um dos títulos, você pode inserir até 30 caracteres para promover seu produto ou serviço. Os títulos são separados por um traço vertical.

O URL de visualização, geralmente exibido na cor verde, apresenta o endereço do seu site. Esse URL é composto pelo domínio do URL final e pelo texto nos campos “Caminho” que são opcionais. O texto do caminho não precisa coincidir com a linguagem exata do seu URL de visualização e pode ter até 15 caracteres.

Os campos de descrição devem ser usados para destacar detalhes, benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço. Cada descrição pode ter até 90 caracteres de texto. É aconselhável incluir uma call-to-action, ou seja, uma chamada para a ação que você quer que o cliente realize, como por exemplo, “Compre agora!”, “Solicite um orçamento”, “Confira os preços” etc.

Você pode ver como seus anúncios são exibidos na página de resultados de pesquisa do Google sem afetar suas estatísticas de anúncio, usando a Ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios.

6 – Segmente os anúncios pela localização

Para otimizar suas campanhas do Google Adwords e melhorar os resultados, é importante segmentar seus anúncios pela localização geográfica. Quando isso não é feito, a plataforma entende que você quer que ele apareça para todos.

Se o seu negócio não tem essa abrangência toda, ou se você quer concentrar seus esforços em uma determinada região, isso precisa ser sinalizado em suas campanhas. Novamente, você precisa estar alinhado com os objetivos de campanhas.

Com o tempo, você pode ampliar ou alterar essa abrangência conforme for coletando e analisando os resultados.

7 – Planeje os orçamentos de campanhas

Para ter sucesso com suas campanhas de Google Adwords, é importante saber planejar adequadamente o orçamento de mídia que você irá disponibilizar para cada anúncio. Mesmo com um pequeno investimento é possível criar campanhas inteligentes e que tragam resultados efetivos para o seu negócio.

Para isso, é preciso estar sempre atento aos relatórios, às métricas e aos resultados de suas campanhas para avaliar como sua verba está sendo gasta e, se necessário, fazer ajustes em suas campanhas para otimizar o uso do dinheiro.

8 – Otimize as páginas de destino

Além de criar anúncios atraentes, suas páginas de destino devem estrar preparadas para atender à demanda de conteúdo dos usuários, ou seja, eles precisam encontrar o que estavam procurando quando clicaram no seu link. Se você está promovendo um produto específico, o anúncio deve ser direcionado para a página desse produto e não para a home do site, e deve ter um conteúdo claro, com hiperlinks que funcionam corretamente, com as opções de contato com sua empresa e CTAs apropriados para a conversão dos usurários.

Uma página de destino bem elaborada é essencial para ter um anúncio bem classificado, pois o Google utiliza esse índice de qualidade para reduzir o custo por clique e melhorar a sua posição nos resultados de busca.

9 – Faça o acompanhamento constante

Esta é nossa última dica, e uma das mais importantes. Para não desperdiçar sua verba de mídia online e aumentar o sucesso de suas campanhas, é muito importante que você faça um acompanhamento constante do desempenho. Somente esse monitoramento dos resultados e das métricas é que vai permitir que você faça ajustes para refinar suas campanhas.

Por exemplo, você poderá pausar palavras-chaves que geram um gasto elevado e convertem pouco, explorar variáveis de palavras-chaves que tem um bom resultado, concentrar sua verba nas regiões que estão dando mais resultados, criar anúncios diferentes para se adequar ao perfil de público de outras regiões.

Investir em anúncios de Google Adwords é um trabalho que exige muita atenção aos detalhes e dedicação constante, mas que traz resultados reais para as empresas.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a gerar mais de leads e aumentar suas taxas de conversão. Mas se precisar de ajuda para criar seus anúncios e gerenciar suas campanhas no Google Adwords, é só entrar em contato com a equipe da MKWebb.

Post anterior
Saiba por que você precisa de um site responsivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Open chat