Veja como o design ajuda marcas como a Nike a vender mais

Não é à toa que grandes marcas dão tanta importância para a divulgação de seus produtos e serviços. Todas elas desejam a mesma coisa, aumentar sua participação de mercado. E para isso é preciso usar todas as ferramentas disponíveis. É aí que um bom design pode ajudar sua empresa a vender mais.

Não basta apenas ter um bom produto ou serviço a oferecer, antes de tudo é preciso se destacar, ser criativo, dinâmico e chamar a atenção do público. É por isso, por exemplo, que a Coca-Cola coloca sua marca em tantos lugares diferentes: na TV, outdoors, vestuário, letreiros de bares e restaurantes, grandes eventos, projetos sociais e datas comemorativas. Ela usa todos os meios para ser sempre lembrada e apreciada.

Em um mundo cada vez mais competitivo, com um número crescente de ofertas, onde a diferença de qualidade é cada vez menor, é preciso que os produtos e serviços atraiam cada vez mais a atenção das pessoas. E o design, aliado a uma estratégia de marketing inteligente, pode fazer uma grande diferença, e ajudar sua empresa a vender mais, a aumentar o reconhecimento da sua marca e melhorar a sua imagem.

Sabendo disso, algumas marcas investem muito em design. Para ilustrar este artigo, temos a marca Nike como exemplo. Ela está vinculada aos mais diferentes tipos de esportes. Tem como slogan “Just Do It” “Faça acontecer”, “Faça simplesmente”, “Faça agora mesmo”, que incentiva as pessoas a fazerem algo surpreendente usando os produtos da sua marca, e não é à toa que ela continua usando esse slogan há quase três décadas.

A Nike conecta a sua marca a atletas de alta performance que são exemplos para todos, mas também reforça que quaisquer pessoas, desde as crianças até os mais velhos, podem usar seus produtos para praticar esportes, se divertir ou simplesmente para estar na moda.

Vejam alguns exemplos de como ela faz isso:

      

Cativando desde bem cedo os consumidores a usarem seus tênis, roupas e outros produtos.

E hoje, além de ser a marca número um em produtos esportivos, tem a preferência de mais de 50% entre o público jovem. E isso não é nada fácil de se conseguir! Para cativar o público jovem é necessário investimento em pesquisa e design, porque só assim é possível conquistar quem dá tanta importância à imagem e ao conforto.

E o que torna a Nike tão especial e faz com que ela seja uma campeã de vendas por tantos anos consecutivos?

Sabemos que ela fabrica tênis e produtos esportivos bonitos e confortáveis, até aqui tudo bem! Mas quando analisamos os comerciais de TV e as propagandas em outras mídias, fica claro o que ela quer transmitir. Ela tem um design moderno e arrojado, passa a sensação de movimento, de ação, de esporte, de juventude e beleza, tornando seus produtos cada vez mais desejados. Porque quem usa seus produtos se identifica com essa imagem e quer ser o que a Nike transmite.

O design pode ajudar sua empresa a vender mais porque trabalha a imagem de seus produtos ou serviços tornando-os mais atrativos e desejados pelos consumidores, agregando mais valor à sua marca.

E como ele faz isso?

O design não pode apenas ser bonitinho, ele precisa ser inteligente, coerente com a imagem que se deseja passar e promover uma conexão com o público desejado. E para isso todos os detalhes devem ser levados em consideração, desde o conteúdo, até as cores, fontes, efeitos e imagens.

É cada vez mais importante saber como usar o design como ferramenta para atrair o olhar e o desejo dos consumidores e aumentar as vendas. Porque as pessoas só compram algo quando acreditam que aquilo irá agregar alguma coisa a elas, seja pelo valor estético, pela funcionalidade, pelo prazer que proporciona ou pela praticidade.

Por isso é importante saber quando, onde e como chamar a atenção das pessoas e despertar os seus desejos, e o design é a ferramenta para isso. Então ao pensar em design, lembre-se que por traz dele deve existir uma estratégia desenhada para atingir um objetivo específico, baseada no perfil do seu público para que ele, de fato, ajude sua empresa a vender mais.

Se você gostou deste artigo, cadastre-se para receber o conteúdo do nosso blog por e-mail.


E se quiser saber como a MKWebb utiliza o design para ajudar as empresas a vender mais, acesse nosso portfolio.

Menu
Falar com a MKWebb
Como podemos te ajudar?