Descubra como a metodologia do Inbound Marketing pode ajudar seu negócio a crescer

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O Inbound Marketing é conhecido por muitos como o marketing de atração, pois ao contrário do modelo tradicional, ele utiliza diferentes táticas de marketing digital para ganhar o interesse das pessoas, ao invés de tentar “empurrar” produtos e serviços que podem não interessar a elas.

Seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa, utilizando uma série de ações online, fazendo com que a empresa seja mais facilmente encontrada na internet, estabelecendo um canal de comunicação com os novos leads que realmente tem interesse em seus produtos ou serviços, entendendo suas necessidades e oferecendo conteúdos que os ajudem a solucionar seus problemas, gerando encantamento e convertendo leads qualificados em clientes efetivos.

Como funciona o Inbound Marketing

Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar pessoas em leads, qualificar esses leads, convertê-los em vendas e transformá-los em divulgadores. Para isso é necessário entender como funciona o seu funil de vendas.

1ª fase: ATRAIR

Nessa fase não se trata de atrair qualquer pessoa para o seu site. É importante definir estratégias que sejam capazes de atrair pessoas que realmente possam se interessar por seus produtos ou serviços. O sucesso dessa etapa está diretamente ligado à geração de tráfego de qualidade.

Para atrair o público certo é necessário primeiro saber quem é esse público, o que significa definir as buyer personas do seu negócio, ou seja, elaborar o perfil dos seus clientes ideais e, em seguida, utilizar os meios necessários para conquistar sua atenção para que ele vire um lead e, posteriormente, um cliente feliz.

Existe uma série de ferramentas de marketing digital que são utilizadas para exercer a atração das buyer personas, como a criação de conteúdos de qualidade em um blog, divulgação destes conteúdos e de seus produtos, serviços e promoções nas redes sociais, criação de Landing Pages atraentes e aplicação de técnicas adequadas de SEO para que seu site fique bem posicionado nas páginas de busca.

Com isso, você começa a aumentar o fluxo de visitantes no seu site, mas nem todos eles podem ser considerados leads. A partir daí você precisa executar ações no sentido de converter estes visitantes em leads, iniciando uma nova etapa no processo de Inbound Marketing.

2ª fase: CONVERTER

Nessa fase o objetivo é fazer com que os visitantes do seu site sejam convertidos em leads qualificados para que, a partir daí sua empresa comece a se relacionar com eles para conduzi-los pelo funil de vendas do Inbound Marketing.

Essa conversão acontece geralmente quando você oferece a seus visitantes algum material valioso para eles –  um e-book, um webinar, um check list, um manual, uma planilha, um infográfico – e em troca você solicita algumas informações, como nome, e-mail, nome da empresa, telefone, cargo, que também são valiosas para sua empresa. Nesse processo é importante desenvolver estratégias para qualificar esses leads que vão sendo gerados para criar um fluxo de relacionamento e nutrição que os conduzam para a próxima etapa que é a venda propriamente dita.

Aqui as Landing Pages são peça chave. Elas devem ser atraentes, com uma comunicação clara e objetiva e devem conter um formulário de captação das informações que você precisa sobre o lead e também um botão de call to action que chame a atenção para que ele clique e faça o download do material que você está oferecendo.

3ª fase: FECHAR

Depois da conversão e qualificação dos leads, chegou a hora de intensificar o relacionamento com ele. Você agora já tem os dados de que precisa para começar a desenvolver campanhas de e-mail personalizadas de acordo com os interesses de cada lead.

Nesse momento é fundamental que se crie um processo automação de marketing, utilizando como base o e-mail, para que o lead seja nutrido de forma adequada, de acordo com seus pontos de maior interesse, conforme ele vai se relacionando com sua empresa e considerando a compra de seus produtos ou serviços.

Aqui os conteúdos oferecidos precisam evoluir no sentido de que o lead conheça a solução que você oferece, perceba que a sua solução pode resolver um problema que ele tenha e que, por fim, ele decida comprar o seu produto ou serviço e não o do concorrente.

4ª fase: ENCANTAR

Depois que o lead se transforma em um cliente de fato, o trabalho seguinte é gerar nele o encantamento para que ele não apenas continue sendo seu cliente, como também se transforme em um promotor da sua marca, indicando seus produtos e serviços para outras pessoas.

Do encantamento surge a fidelização, e é isso que todas as empresas desejam, ter clientes fiéis, pois gasta-se muito mais para adquirir novos clientes do que para manter os que já foram conquistados. E esse é um dos princípios do Inbound Marketing.

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing funciona, nós separamos algumas estatísticas interessantes para comprovar a eficiência dessa metodologia que pode, de fato, ajudar a aumentar as suas vendas.

Estatísticas sobre Inbound Marketing

  • O Inbound Marketing custa 62% mais barato que o Marketing tradicional;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing;
  • Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor;
  • 93% dos processos de compra começam com uma busca online;
  • 68% de todos os cliques da busca orgânica vão para os primeiros três resultados;
  • 75% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • Empresas B2B que blogam pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads do que aquelas que não blogam;
  • Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads;
  • 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.

 

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